Adiado julgamento dos Embargos de Declaração do MPE contra a Descompressão

Adiado julgamento dos Embargos de Declaração do MPE contra a Descompressão

Por Thiago Henrique, OAB/MA 10.012

Na sessão de julgamento de quinta-feira da semana passada, dia 02 de agosto, o Desembargador Lourival Serejo suscitou Conflito Negativo de Competência para dirimir a controvérsia acerca da competência para julgamento dos Embargos de Declaração manejados pelo Ministério Público do Estado contra o processo de Descompressão Salarial.

Na prática, o Tribunal de Justiça do Maranhão terá agora que decidir qual Desembargador é responsável pela relatoria do processo da Descompressão, antes de julgar o mérito dos Embargos de Declaração.

Os Desembargadores Lourival Serejo e Cleones Cunha divergiram sobre a competência para julgamento destes Embargos de Declaração. Ambos entendem não ser responsáveis pela relatoria do processo. Em virtude disso, o Tribunal, antes do julgamento dos Embargos de Declaração, decidirá quem é o relator do processo.

Somente após a resolução do Conflito Negativo de Competência, o julgamento dos Embargos de Declaração será retomado.

Enquanto não decididos os Embargos de Declaração, os pagamentos e os processos de execução e liquidação continuarão tramitando normalmente.

A decisão que instaurou o Conflito de Competência está ao final desta publicação.

CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA

O Conflito Negativo de Competência é incidente processual que tem a finalidade de solucionar controvérsia acerca da competência, ou seja, visa definir qual o juiz responsável pelo julgamento da causa. O conflito é negativo quando dois ou mais juízes se consideram incompetentes, atribuindo um ao outro a competência.

A competência a que nos referimos é a competência jurisdicional, ou seja, a qual juiz cabe julgar este processo.

Conforme Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Maranhão, o Conflito Negativo de Competência entre membros da Câmaras Cíveis Isoladas deve ser solucionado pelas Câmaras Cíveis Reunidas.

A data para julgamento ainda será definida.

DOBRADINHA ENTRE ESTADO E MPE

Conforme já publicamos aqui e aqui neste Blog, a dobradinha realizada pelo Governo do Estado e pelo Ministério Público Estadual tenta desmontar o processo da Descompressão Salarial ou, pelo menos, protelar os pagamentos por mais 10 ou 15 anos.

Em audiência organizada e presidida pelo Deputado Wellington do Curso, realizada na sede da OAB no dia 19 de abril, mais de 300 professores puderam tomar conhecimento e discutir sobre o ataque perpetrado pelo Governo do Estado e pelo Ministério Público Estadual contra o processo de Descompressão Salarial.

DECISÃO CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA NA DESCOMPRESSÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *